sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tratamento de documentos imagéticos a partir dos conhecimentos da Ciência da informação (Atividade 5)



As fotografias geralmente são esquecidas, guardadas indevidamente, destinadas ao museu e não ao Arquivo como deveria de fato acontecer, uma vez que elas são produzidas a partir das atividades de uma instituição e que servem como prova ou informação.
A relação dessas fotografias juntamente com sua proveniência e finalidade são elementos que irão auxiliar na organização desse acervo e acaba por revelar sua importância na instituição.
Um ponto importante que deve ser ressaltado é a diferença entre a informação que a imagem transmite e o documento em si, pois uma mesma foto pode atuar como documentos diferentes para um conjunto que possui as mesmas informações, assim sendo a imagem tem que responder a três questões:


  1. Quem? (Autoria/ Instituição)
  2. Como? (Fluxo do documento e os materiais utilizados para sua produção, bem como suas definições de apresentação)  (DI PIETRO, L. e CARVALHO, N., 2010)
  3. Por quê? (Qual a finalidade da imagem, qual o objetivo para a sua criação)


Exemplo:



(Acervo dos Daidos por Estágio)


Esta imagem faz parte do acervo dos Daidos por estágio e foi criada dentro das suas funções para ilustrar a divulgação das atividades relâmpagos do professor André Lopez, mas ao mesmo tempo essa mesma fotografia pode compor o acervo pessoal do integrante Kaio Queiroz, pois marcou significativamente sua vida fazer parte da história desse grupo. Assim, esta mesma imagem assumiria papeis completamente diferentes e funções arquivísticas distintas para cada produtor.


A grande dificuldade na identificação, classificação e descrição de documentos imagéticos está, na maioria das vezes, relacionada à falta de conhecimento do contexto o qual eles estão inseridos. Uma vez que uma mesma imagem pode assumir diferentes papéis dependendo da interpretação e do objetivo da instituição para tal documento, criando-se assim um contexto para ele em cima das informações contidas na foto e no trâmite da sua produção.
A mestranda Patrícia de Jesus Ferreira Costa exemplificou essa questão ao analisar fotografias da seleção brasileira e a partir disso identificou pontos que poderiam caracterizar qualquer foto de seleção, como por exemplo, os uniformes, as posições dos jogadores e a bola.


A descrição dos documentos imagéticos precisa respeitar qual o interesse e necessidades da instituição e principalmente as informações contidas nas estruturas dos documentos para assim poder recuperar as informações.
Os documentos imagéticos constituem um rico acervo das instituições o qual não é fácil identificar seus dados, como, ano, quem foi o responsável pela sua criação, etc. Mas ao organizá-los a partir das informações que as próprias imagens proporcionam eles passam a ser uma importante fonte de informação cujo acesso esta sendo facultado e é isso que a Ciência da informação dissemina.


Referencias Bibliográficas:

DI PIETRO, L. e CARVALHO, N. Organização de documentos audiovisuais e imagéticos: uma abordagem em diplomática e tipologia documental. Monografia de Graduação em Biblioteconomia. UnB. 2010. Acesso através de http://digifotoweb.blogspot.com.br/2010/11/alunas-de-biblioteconomia-fazem.html


LOPEZ, A. Contextualización archivística de documentos fotográficos. Alexandrí@. Lima, vol. 5, num 8, 2011. pag 3-16.  Acesso  através de   http://digifotoweb.blogspot.com.br/2012/02/contextualizacao-arquivistica-de.html



Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkk
    O post ficou muito bom e a imagem, de fato, ficou muito engraçada!

    ResponderExcluir