sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atividade do filme "Duplicity"

Escolhemos fazer a análise proposta pelo grupo "Passaporte para a informação". 

Fonte: Passaporte para a informação


A carteira de identidade possui a função administrativa de identificar os cidadãos em território nacional, contendo informações acerca da sua filiação, nome, data de nascimento, naturalidade, data de expedição, documento de origem, CPF, registro geral, além da assinatura do titular e o órgão responsável pela emissão. Os sinais de validação são observados através dos furos de segurança na foto (no caso de identidades mais antigas), o carimbo de identificação do órgão que produziu a carteira e o papel especial o qual é impresso.
O primeiro é legalmente autentico, pois possui como emissor uma autoridade pública que garante seu processo de criação de acordo com a lei.
 O segundo documento possui a negativa de autenticidade pela foto não ter os furos de segurança e não haver o carimbo do expedidor do documento e ao ser impresso não irá possuir a qualidade e espelhos de proteção que possuem os originais. Presumi-se sua falsificação por não apresentar elementos que não correspondem à realidade, como por exemplo, a foto da Julia Roberts. Mesmo que fosse uma sósia, a pixelização estaria diferente, pois mostra que a foto foi claramente manipulada digitalmente
Diplomaticamente o documento é considerado autentico quando é assinado por um sujeito competente e que possui elementos próprios, logo o primeiro se encaixa na descrição enquanto o segundo peca pela falta de sinais de validação, foto não adequada, além de conter descrições de informações que não condizem com a realidade.
Em relação à autenticidade histórica não podemos afirmar que o segundo seja autentico, uma vez que sabemos que a foto não corresponde com os dados da carteira de identidade. Para ser considerado historicamente autentico ele teria que afirmar o que realmente aconteceu ou informar o que é verdade
Logo, ambos são verídicos, pois as suas propostas correspondem a identificar uma pessoa, ou seja, eles são o que se propõem serem, porém ressalta-se o fato do segundo não apresentar informações correspondentes com a realidade.


Análise Diplomática:


  •          Suporte: Papel
  •          Forma: Original
  •          Formato: Documento de Identidade
  •          Gênero: textual e iconográfico
  •          Espécie: Carteira
  •          Tipologia: Carteira de Identidade
  •          Data tópica: Bahia
  •          Data cronológica: 09/11/2001
  •          Vigência: Não há
  •          Conteúdo: Estado de expedição, órgão expedidor; foto, digital do polegar direito e assinatura do portador, Nome completo, data de expedição, data de nascimento, naturalidade, nome dos pais, CPF (pode ou não ter), Assinatura do diretor do órgão de expedição, documento de origem (documento levado para comprovar os dados). Lei que estabelece o uso da Carteira de Identidade.
  •          Marcas de autenticação: papel especial com cerdas espalhadas e texturas específicas; furo nas fotos formando letras sobre órgão expedidor; assinatura do diretor do órgão de expedição.

Referência Bibliográfica:

DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5).




Nenhum comentário:

Postar um comentário