quarta-feira, 23 de maio de 2012

Modelos tipológicos: analisando marcadores de livros

Fonte: Própria



A análise dos marcadores de páginas foi feita de acordo com os modelos tipológicos embasados no texto do Mariano García: 



Carmen Cayetano
Definição:
Marcadores de páginas para publicações de livros

Características externas:
·         Suporte: Papel
·         Classe:Textual imagético
·         Formato: Folheto
·         Forma: Original múltipla

Características internas:
·        Autor: EDUEM – Editora da Universidade Estadual de Maringá
·        Destinatário: Publico universitário
·        Exposição e disposição do texto: Imagem do livro com um pequeno resumo sobre o livro ou as motivações dos autores de cada livro para escrevê-lo e a logomarca
·        Escatogologo: Editora
·        Datas: Não se aplica
·        Subscrição: Não se aplica

Legislação: Não se aplica
Trâmite: Livro publicado -> política de divulgação do livro -> confecção do marcador.


Ayuntamento De Zaragoza
Organismo produtor: EDUEM
Código: Não se aplica (Relaciona-se com a política de classificação da instituição)
Denominação do tipo: Marcador de texto
Definição: Peças publicitárias para marcadores de páginas
Características Físicas:
·         Classe: Materiais de divulgação
·         Suporte informático: Não se aplica
·         Informação: Sínteses de livros publicados pela editora
·         Formato: Folheto
·         Forma: Original múltiplo

Comunidad de Madrid (Mercdes heredero)
Tipo documental: Marcadores de páginas para publicações de livros

Organismo produtor: EDUEM
Origem: Editora da Universidade estadual de Maringá
Trâmite: Livro publicado -> política de divulgação do livro -> confecção do marcador.
Função: Marcar páginas de livros e divulgação publicitária
Valores e prazos: Indeterminado
Utilização: Marcador de texto e divulgação publicitária
Número de exemplares: Múltiplos
Lugares de conservação: Arquivo, biblioteca
Publicações que reconhecem o documento parcial ou integralmente: O livro que deu origem ao marcador de página
Acessos e prazos: Criação do livro que dá origem ao marcador até tempo indeterminado.
Crescimento anual: Depende do sucesso do livro
Observações: Não se aplica


A proposta do nosso grupo para esse tipo de documento é a seguinte:


 TABELA K²DM (Proposta)
Produtor: EDUEM – Editora da Universidade Estadual de Maringá
Tipologia documental: Marcador de página para divulgação publicitária
Características externas:
·         Suporte: Papel
·         Forma: Original múltipla
·         Formato: Folheto
·         Gênero: Textual e imagético
Características internas:
·       Produtor: EDUEM – Editora da Universidade Estadual de Maringá
·      Disposição das informações: Imagem do livro com um pequeno resumo sobre o livro ou as motivações dos autores de cada livro para escrevê-lo e a logomarca
·         Data tópica: Maringá - PR
·         Destinatário: Público universitário
Trâmite: Livro publicado -> política de divulgação do livro -> confecção do marcador
Função documental: Divulgação dos livros publicados
Forma de ordenação: Cronológica de acordo com a publicação dos livros.



Referência Bibliográfica:


RUIPÉREZ, Mariano Garcia. Tipología. Series Documentales. Cuadros de classificación. Cuestiones metodológicas y prácticas: Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007. Cap. 1.2: p. 29-40.

RUIPÉREZ, Mariano Garcia. Tipología. Series Documentales. Cuadros de classificación. Cuestiones metodológicas y prácticas: Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007. Cap. 1.3: p. 41-47.


Nenhum comentário:

Postar um comentário